PTEN
PTEN
Dança das fitas
Rancho Folclórico Amoreirense com o tocador e ensaiador Joaquim da Silva Nobre
O Projeto

O Rancho Folclórico Amoreirense foi criado em 2013 com o objetivo de divulgar a música e a dança do baixo alentejo. Os elementos do grupo têm uma forte motivação e gosto pela música e dança.

Mais vídeos do projeto
http://www.adancaportuguesaagostardelapropria.pedexumbo.com/?pag=vid&ID=64


Descrição da dança

Neste vídeo os dançadores dançam ao som de um acordeão, à volta de um mastro não fixo. A coreografia é composta por duas partes A e B. Os dançadores seguram sempre uma fita e deslocam-se em passo de marcha. Na parte A deslocam-se de forma a criar uma trança à volta do mastro. A mudança para a parte B é anunciada pelo tocador com um assobio, e os  dançadores trocam de sentido para desfazer a trança.
As dificuldades desta dança residem no equilíbrio a encontrar entre os dançadores, seja na forma de segurar a fita para manter o mastro direito, seja nos espaços  a conservar entre eles, a fim de criar uma trança bonita.
Bibliografia

Alge Bárbara, “A memória colectiva religiosa em danças dramáticas de Penafiel, Sobrado e Braga”, in Sep. de Revista da Fac. de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova de Lisboa nº18. Lisboa, Universidade Nova, 2006. Pp. 413-433.
Soeiro Teresa (coord.), “Dias festivos : O Corpo de Deus em Penafiel”, in Cadernos do Museu nº6-7. Penafiel, Museu Municipal, 2000-2001.


Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Telma Morna

Filmado em
Amoreiras Gare

Data da publicação
04-06-2014