PTEN
PTEN
Baile de Roda Mandado
Baile mandado
Grupo Folclórico de Faro
O Projeto

A formação do Grupo Folclórico de Faro remete para o inicio da década de 1930, sendo o mais antigo grupo de folclore do Algarve e o grande impulsionador de outros projetos de folclore na região.
O trabalho do Grupo Folclórico de Faro abrange pesquisas e exposições etnográficas, ensino de danças regionais em escolas e a organização de eventos de folclore na cidade, como o encontro de folclore infantil "Dançando a Brincar", os "Encontros de Cantares de Boas-Festas" e o "FolkFaro - Folclore Internacional Cidade de Faro", o único festival certificado pelo CIOFF no Sul de Portugal.

Conheça melhor o projeto em www.facebook.com/grupo.folcloricodefaro


Descrição da dança

Este é um dos mais antigos e, sem dúvida, o mais conhecido dos bailes de roda algarvios.
Os pares obedecem a ordens de um mandador que, enquanto comanda o baile, vai dizendo quadras ou redondilhas de segundas intenções.
Este baile mandado começa numa formação de roda dupla de pares, passa para uma roda simples de pares e ainda forma uma coluna de pares.
Os mandos são dados pelo mandador, que se encontra no centro da roda, não participando do baile.  O mandador começa os mandos, e os passos e formações espaciais vão-se alterando: “Passeio a Levou”, os pares deslocam-se em passo de marcha no sentido anti-horário; “ Roda formou!”, é formada uma roda simples de pares com as mãos dadas. De seguida vem outro mando e largam-se as mãos para marcar o ritmo com palmas e, com meias voltas, dançar com o par e o contrapar. Prolifera-se outro mando e os pares, em abraço fechado, dançam dando meia volta e uma volta completa, com o passo puladinho. Repete-se o mando mas, desta vez, com indicação de se dançar com novos pares. Nova ordem para o enleio: as mulheres dão as mãos entre elas e o mesmo fazem os homens, formando uma roda entrançada. “Essas moças vão para o ar e nos braços vão sentar” ouve-se de seguida. As mulheres são elevadas nos braços dos homens que mantêm a roda a andar. Segue-se “Arquinho” e os pares passam por baixo dos braços dos outros pares. Entre estes e outros mandos, segue o baile até findar.
“Tudo certo, devagar. Palminhas, mãos ao ar até ao baile acabar.
Palminhas, acabou e o baile de roda terminou."
Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Sofia Matias

Filmado em
Faro (Algarve) a 10-11-2013

Data da publicação
22-11-2013