PTEN
PTEN
Baile dos ferreiros
Dança de espadas / de paus
Com o Grupo dos Ferreiros, dirigido por Mestre Alfredo Ferreira (dançadores) e com Toni das Gaitas e sua filha (músicos)
O Projeto

O Grupo dos Ferreiros é um grupo informal constituído por familiares do Mestre Alfredo Ferreira, vizinhos ou amigos que queiram colaborar. O Baile dos Ferreiros é dinamizado pela família Ferreira há varias gerações. Da mesma forma, a parte musical está a cargo da família de Toni das Gaitas há algumas gerações.
O Baile dos Ferreiros é uma das danças que integram a festa do Corpo de Deus em Penafiel – esta têm uma origem muito antiga, provavelmente na Idade Media. Este baile pode ter muitas leituras ou simbologias associadas em função do ponto de vista seguido ou da época à qual nos referimos: aspectos religiosos e profanos, cenas bíblicas ou lendas, estrutura social, história local ou nacional, memória coletiva...




Descrição da dança

Este vídeo apresenta duas atuações diferentes: a primeira é realizada no mesmo lugar enquanto a segunda segue a organização de um desfile (aproximadamente aos 05m00s), mas ambas são constituídas por duas filas de dançadores e um mestre ao centro.

A primeira atuação é composta por duas danças designadas como “Contradança” e “Dança”. A música sublinha a passagem tanto a nível rítmico (lento / rápido) como a nível melódico (a partir dos 03m30s). Na Contradança as duas filas realizam deslocações laterais e meias voltas sobre si (parte A) e cruzam-se – esta figura é chamada de “pião” (parte B). As duas filas seguem também uma organização frente a frente, acompanhada pelo canto (parte C) e realizam deslocações para a frente e para trás, assim como rodas com o dançador da fila oposta (parte D). Cada parte é repetida varias vezes, podendo resumir a estrutura desta forma: introdução AABB pausa CDCDCD AABB.Na Dança, os dançadores de cada fila seguram-se pelos dois lados das espadas e o mestre junta as duas filas segurando as espadas dos primeiros dançadores de cada fila – designados como os “guias”. As deslocações seguem a mesma organização que na Contradança: duas filas realizam movimentos laterais e meias voltas (parte E) e o pião faz cruzar as duas filas (parte F). Cada parte é repetida várias vezes, sendo a estrutura da Dança: EEE FF EEE pausa EEE.

A segunda atuação é composta pelas mesmas músicas: na parte mais lenta os músicos e a bandeira do grupo iniciam a formação de desfile e na parte mais rápida o Grupo dos Ferreiros realiza parte da Dança, integrando a sua vez a formação de desfile.
Bibliografia

Alge Bárbara, “A memória colectiva religiosa em danças dramáticas de Penafiel, Sobrado e Braga”, in Sep. de Revista da Fac. de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova de Lisboa nº18. Lisboa, Universidade Nova, 2006. Pp. 413-433.
Soeiro Teresa (coord.), “Dias festivos : O Corpo de Deus em Penafiel”, in Cadernos do Museu nº6-7. Penafiel, Museu Municipal, 2000 -2001.



Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Telma Morna

Filmado em
Penafiel (distrito do Porto), a 02-06-2013

Data da publicação
17-07-2013