PTEN
PTEN
Valsa
Dança de par
Com João Valente e Abel Andrade (músicos) e bailadores que participaram no evento “Baile ao Pôr do Sol”, organizado pela Associação Coreto.
O Projeto

A Associação Coreto tem por objetivo a promoção e divulgação de artes e culturas tradicionais originárias de todo o Mundo. Nasce de uma paixão partilhada pela música e danças tradicionais e do desejo de levar esta paixão a mais pessoas e a mais lugares; do desejo de aprofundar conhecimento pela cultura e artes de várias comunidades, sociedades, países, regiões, pelas suas tradições, princípios e valores. Pretende ainda colocá-los e vivenciá-los de forma integradora na contemporaneidade. Neste sentido, a Coreto organiza vários tipos de atividades em diferentes lugares da região do Porto, como a realização de bailes abertos para todos, bailadores, músicos e simples curiosos.

Mais info: https://www.facebook.com/CoretoAssociacao/info

A valsa tocada é inspirada numa música do grupo francês “Les Négresses Vertes” (álbum Mlah – 1988).


Descrição da dança

A Valsa é uma dança de par que se difundiu no mundo ocidental a partir da século XIX.

Os pares estão situados na pista de dança de forma livre e seguem uma circulação no sentido anti-horário.
Cada par marca os três tempos desta valsa através de dois apoios realizados sobre cada uma das pernas, seguidos de um tempo em suspensão. A magia desta dança encontra-se no equilíbrio dos corpos, que podem rodopiar, dançar no mesmo sitio, acelerar ou reduzir a velocidade das voltas.
Bibliografia

Hess Remi, La Valse : révolution du couple en Europe. Paris, Ed. A. M. Métaillé, 1989.


Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Telma Morna

Filmado em
Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), a 02-06-2013

Data da publicação
20-06-2013