PTEN
PTEN
Besbiana de Cinfães
Com o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto
O Projeto

O Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto é um grupo fundado em 1982 por docentes e estudantes da Universidade. A atividade principal é a realização de espetáculos temáticos integrando danças, cantares, músicas folclóricas e costumes locais, abrangendo todo o país.


Descrição da dança

A Besbiana é composta por três partes musicais diferentes que coincidem com três partes da coreografia, igualmente diferentes, que são repetidas várias vezes ao longo do vídeo. A dança, baseada na formação de uma roda de pares, alterna a orientação dos pares por dentro e fora da roda e inclui também uma deslocação dos pares, em posição agarrada como na valsa.
Na primeira e segunda parte da dança os pares estão de mãos agarradas atrás das costas e braços cruzados. Na primeira parte os pares fazem meias voltas, de dentro para fora da roda, alternadamente e sem deslocação, enquanto que na segunda acrescentam à meia volta uma deslocação. Na terceira parte da dança, os pares dançam uma valsa seguindo primeiro o sentido anti-horário, em roda, e depois o sentido horário.

Esta dança surgiu no NEFUP através de um dos seus membros, que a aprendeu na zona de Cinfães. Segundo um elemento do Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Concelho de Cinfães (em Lisboa), a Besbiana começou por ser dançada pelas classes sociais elevadas da região mas depois foi apropriada e adaptada pelas classes populares.
Devido às suas origens “nobres” a Besbiana é identificada como uma dança palaciana que põe em destaque a graciosidade dos bailadores.
Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Carla Pinto

Filmado em
Porto, a 02-03-2013

Data da publicação
22-04-2013