PTEN
PTEN
Vira dos Bôlhos
Quadrilha
Com o Rancho Folclórico “As Lavadeiras de Bôlhos”
O Projeto

A prática folclórica em Bôlhos (freguesia de Atouguia da Baleia, em Peniche) surgiu em 1963 mas foi a partir de 1990, com a formação do Rancho folclórico "As Lavadeiras de Bôlhos", que se começou a representar com regularidade as tradições desta localidade. O nome do grupo faz referência a um antigo trabalho desenvolvido pelas mulheres: a lavagem da roupa das famílias mais abastadas de Peniche no rio São Domingos.


Descrição da dança

De tantos exemplares coreográficos que se encontram de norte a sul do país, o Vira é a expressão mais usada no território português. Esta dança tem como características o ritmo valseado e uma grande profusão de rodopios e voltas, pelo que tanto a estrutura inicial como as coreografias variam muito.

No caso do Vira dos Bôlhos, a estrutura da dança é uma quadrilha composta por dois pares que se posicionam frente a frente. A dança divide-se em duas partes: na primeira, é realizado um movimento circular dos quatro bailadores nos dois sentidos. Na segunda parte cada par avança, alternadamente, até ao centro da quadrilha e recua, a seguir os dois elementos do par trocam de lugar – esta sequência é repetida duas vezes.

Nesta versão, encontramos duas particularidades: o bater de palmas e o rodopiar de cada bailador que conclui a troca de lugar.
Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Rosa Pomar

Filmado em
Bôlhos (concelho de Peniche, distrito de Leiria), em Janeiro 2013

Data da publicação
02-04-2013