PTEN
PTEN
Salto ao castelo
Dança de espadas / de paus
Com o grupo Os Pauliteiros de Miranda do Douro
O Projeto

Pauliteiros são os praticantes da dança guerreira característica das Terras de Miranda, chamada de dança dos paus. Esta dança representa momentos históricos locais e é acompanhada com os sons da gaita-de-foles, caixa e bombo e tem ainda a particularidade de ser dançada por oito homens (mais recentemente também dançada por mulheres) que vestem saia bordada e camisa de linho, um colete de pardo, botas de cabedal, meias de lã, chapéu (que pode estar enfeitado com flores) e finalmente por dois paus (palos) com os quais estes dançadores fazem uma séria de diferentes passos e movimentos coordenados.
Este vídeo provém de recolhas do Tiago Pereira quando realizou o filme Sinfonia Imaterial.
Mais vídeos deste projeto: Pauliteiros de Miranda



Descrição da dança

As danças dos pauliteiros dançam-se no planalto mirandês, tal como na vizinha Espanha. A tradição para os grupos de pauliteiros desta região é também vista como um processo de criação, a nível coreográfico e do lhaço – um lhaço é uma peça musical desenvolvida a partir de letras (tanto de romances como de onomatopeias), a caixa e o toque dos paus seguindo o aspecto rítmico das sílabas.
A dança Salto ao Castelo é dançada por 8 homens. Nesta dança não se dança com os paus. Esta é composta por várias partes, começando com o chamamento dos pauliteiros pelo som da gaita de foles. A seguir entra a caixa e começa a parte coreográfica. Durante esta peça, o lhaço é repetido várias vezes.
Ao principio, os homens dançam em duas linhas, frente a frente. De seguida, ainda em linha, os homens deslocam-se lado a lado em carreira, voltando a formar as linhas iniciais. Depois, prepara-se a construção da torre humana, característica deste lhaço. Esta parte repete-se duas vezes. No final os homens regressam à formação inicial em duas linhas.
Bibliografia

Bibliografia: Alge, Barbara, 2005, Os pauliteiros de Miranda e os “lhaços”: entre literatura popular, a dança e a música. Lisboa: Apenas livros.
Alge, Barbara, 2010, “A Dança dos Paulitos”, “Lhaços”, Castelo-Branco, Salwa El-Shawan (ed), Enciclopédia da Música Portuguesa do Século XX, Lisboa: Círculo de Leitores.


Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Sara Morais

Filmado em
Miranda do Douro (distrito de Bragança), a 13-03-2011

Data da publicação
04-12-2012